quarta-feira, 16 de junho de 2010

16/06/2010 - Dia Péssimo

São exatamente 13h de uma quarta feira, dia que eu tenho Inglês as 14:15h, mas eu não estou com a mínima vontade de sair de casa, pra mim isso não é nada assustador, pelo contrário, é muito mais comum eu não querer ir do que querer ir. Mas hoje em especial eu estou com uma carga negativa extra, não sei porque. Nas outras semanas mesmo sem vontade de ir eu sempre vou, mas hoje, não!

É muito difícil ser um Bipolar ainda na Faculdade, ou fazendo cursos, tem dias que você não quer mesmo ir pra aula, que só de imaginar, ter que sair de casa, ir pra parada de ônibus, esperar o ônibus, entrar no ônibus, fazer todo o trajeto, descer dele, andar mais um pouco até chegar no curso, ficar mais de 1:30h assistindo aula, mesmo sabendo que você vai ficar em outro espaço, é deprimente. Sem contra na irritabilidade excessiva, tudo lhe irrita, desde um comentário malicioso que alguem possa fazer, até mesmo a um problema pessoal, tudo lhe deixa fora de controle, com vontade de gritar, "quebrar pau" mesmo, "fazer barraco".

Estou na fase mais aguda da Bipolaridade, a pior das fases, a que você não tem ânimo de fazer nada, nem o que você antigamente tinha prazer em fazer, hoje é mais um tarefa árdua, coisas corriqueiras como escovar os dentes, passar o fio dental, rezar, se tornam um desafio, principalmente pra mim que uso aparelho dentário, então são 10 minutos só pra passar o fio.
Exemplo, hoje nem almocei, não tive a menor vontade de comer, e o pior de mastigar, sabe estar sem vontade de mastigar alguma coisa, é trsite, então cheguei da faculdade direto pra minha cama, onde estou ha um bom tempo, até que resolvi escrever, pra ver se desabafo.

Por falar em desabafo, é muito complicado ter Bipolaridade, eu juro que não estou mais aguentando, tem dias que eu tenho vontade de me auto-flagelar, bater minha cabeça com força na parede, pra ver se consigo pensar em alguma coisa boa. Ou sei lá tenho vontade se surtar as vezes, porque parece que assim não está adiantando, então se eu surtasse alguma coisa mudaria.

Os dias só tem piorado desde que eu mudei de remédio, antes eu tomava 3, um para a Bipolaridade, outro pra Depressão e um para ataques Psicóticos, passei quase 1 ano tomando os três, no início qualquer remédio antes de fazer efeito ele lhe piora, quando ele entra no seu organismo e você obviamente não está acostumado com ele, tem efeito inimagináveis. Eu por exemplo fiquei com fobia de sair de casa, passei quase 10 dias sem por os pés fora de casa, tinha medo de tudo, no meu caso, eu tinha mania de perseguição, achava que iam me prender, não sei quem, nem muito menos porque, mas iam me prender, e eu ia pra cadeia.

Depois de uns 15 dias o remédio começa a estabilizar,e você ja começa a ter senso do que acontece, mas não significa que você está curado, não se engane, até porque, vou lhe contar uma coisa muito trsite mais verdadeira: Bipolaridade não tem cura! Pelo menos até hoje não existe, o que há é tratamento pra controlar a Bipolaridade, mas se livrar dessa MER*&% não há como. A Bipolaridade é caracterizada também pelo Distúrbios de Pensamento, sabe quando você menos espera pensa uma coisa muito ruim, começa a se culpar por ter pensado, pois é, esse é um dos fortes sintomas.

Você perde o controle dos pensamentos, e o pior se martiriza por qualquer um mal pensamento, mesmo você tendo ciência de que isso não passa de uma besteira, mas mesmo assim continua se punindo, com o tempo você desenvolve, ou agrava um caso de depressão, porque, mesmo você sabendo que é uma grande besteira, você sofre com isso, e lá na frente quando você finalmente esquece você pensa: "poxa, tava me encucando com isso, que é a maior besteira!"

Comprei um porta-pílulas para não esquecer de tomar os remédios nos dias e horas certos, realmente passei uns 5 meses sem esquecr sequer um dia, até que mesmo tomando todos os remédios direitinho, e volto a ficar mal, depressivo, sem ânimo. Fico sem saber o que está acontecendo, volto com a psiquiátra, e ela diz que seria bom trocar de medicamento pois é provável que eu já tenha criado resistência a esses. Que notícia boa, né? Quando as coias estavam se encaminhando, eis que caem de novo.

Pois bem, troquei o maldito do remédio, acredite se quiser, mas ao invés de 3 como antes eu tomava, esse era só um, mas é UM que vale por 5 (não sei se quimicamente falando, mas pelo preço vale!) nada mais nada menos que R$150 uma mísera caixa com apenas 30 comprimidos, a desculpa da médica é que esse medicamento era muito bom, não é fabricado aqui, é importado e a maioria dos pacientes dela que trocaram estão tendo um melhora significativa. Eu sei que ela fez a parte dela, até porque aí vai um porcentagem pra ela (a farmacêutica que me confirmou, quando eu a vi digitando o CRM da médica na nota)

Enfim, hoje faz 2 semanas que eu estou tomando e quer saber como eu to me sentindo, nada bem. Por isso que as pessoas tem resistência aos remédios porque elas não entendem com funciona o seu efeito. É bem demorando, primeiramente você piora, come o pão que o diabo amassou, pisou, chutou, peidou e só depois de quase 1 mês é que você consegue visualizar alguma melhora, mas ainda muito sutil. Efeito mesmo o remédio só faz após 6 -12 meses de tratamento initerrupto (variando de pessoa pra pessoa). Mas quem desconhece isso, assim que toma o remédio e a pessoa se vê piorada logo pensa "égua, esse remédio ta é me piorando!" e abandona.

Eu de verdade nem sei o que comentar a respeito do remédio, as vezes eu penso que vai dar tudo certo que em alguns meses eu vou ficar bem, mas não é o que acontece, eu passo um dia bem, e 6 ruins durante uma semana, é uma proporção ainda muito pequena de melhora, e pra quem já está acostumado com isso, é frustrante. Quem toma a primeira vez, fica empolgado achando que está tudo indo bem, mas quem ja conhece sabe que é só uma fase de mania e que sempre depois dela vem a depressão. Nem se anima mais.

Hoje eu escrevi demais, realmente queria ficar escrevendo mais, desabafando, mas eu vou tentar ir pra aula, sei lá faltam 3 aulas pra acabar o semestre, vou fazer esse esforço. Mesmo assim duvido que alguém tenha chegado até aqui. Isso é uma das coisas que me frustram escrever pra ninguém ler, mas enfim vou continuar, porque mesmo que ninguém leia, mas eu desabafei!

Melhoras pra todos!

2 comentários:

  1. gente. fiquei chocado com muitas partes do teu texto, algumas dessas coisas aconteciam DEMAIS E COM FREQUÊNCIA COMIGO.
    Isso aqui: "A Bipolaridade é caracterizada também pelo Distúrbios de Pensamento, sabe quando você menos espera pensa uma coisa muito ruim, começa a se culpar por ter pensado, pois é, esse é um dos fortes sintomas."
    Acontecia muito comigo, mudanças de humor. Eu não sei se devo falar pra minha psiquiatra, porque ela parecer ser tão fria, não sei se ela vai pensar que eu to querendo ter alguma doença, sei lá. Mas to começando a pensar que sou bipolar, mas isso começou a mudar um pouco quando comecei o tratamento pra depressao. Mas eu sempre penso que sempre vou ter essas crises depressivas, não importa remédio que eu tome.
    Então, como assim seguir? Só dá pra um blog seguir o outro caso seja do mesmo hospedeiro. Mas você é do blogspot e eu sou do wordpress. Mas eu posso adicionar o seu blog nos meus "amigos" que é uma lista que fica ao lado com links de blog. Irei fazer isso para ajudar na divulgação. Se pudesse fazer o mesmo por aqui. Agradeceria.

    ResponderExcluir
  2. E ah, eu só não pensava que eu fosse bipolar nem tinha dito pra minha psiquiatra isso, porque pensei que bipolaridade fosse transtorno de personalidade. E era como você mudasse de personalidade e esquecesse o que fazia com as outras personalidades. Por exemplo, se você está com muito mal humor e pensamentos psicóticos, aí o que você faz quando está nessa personalidade você não se lembra quando está feliz e otimista. Porque se bipolaridade for isso que você descreveu alguns sintomas, eu sou uma grande vítima e não sei. Talvez não. Vou falar com minha psiquiatra. Abraços

    ResponderExcluir